Açaí Granola

10 dicas para montar uma loja de açaí de sucesso

Por João Victor Guth, founder Açaí Granola
19/01/2022 – 10h15

Segundo dados da Embrapa, a “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo aumenta a cada ano em 15%, e de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de açaí, tem números espantosos, com crescimento de 200% nos quatro últimos anos.

Saiba agora como montar uma loja de açaí de sucesso com essas 10 dicas que temos para você:

  1. Defina seu público alvo
  2. Elabore um conceito para sua marca
  3. Tenha um layout com a identidade da sua marca
  4. Escolha o mix de produtos de acordo com seu público
  5. Utilize insumos de qualidade
  6. Estude a concorrência
  7. Seja criterioso na escolha do ponto comercial
  8. Trabalhe com sistemas de controle
  9. Tenha um diferencial competitivo
  10. Não abra mão da excelência operacional

 

01. DEFINA SEU PÚBLICO ALVO

Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento para implantar sua loja de açaí, é importante a definição do público alvo que pretende atingir. É essencial saber para que tipo de cliente você deseja vender: Jovens? Adultos? Esportistas? Turistas? Passantes? Idosos? Homens? Mulheres? Estudantes?

Defina a persona do seu negócio – escolha para quais clientes você deseja vender, pois cada grupo tem um hábito de consumo diferente e desejos diferentes. Venda o que seu cliente quer, converse com o tipo de cliente que você escolher para entender quais são suas necessidades e quais dores que você pode resolver.

02. ELABORE UM CONCEITO PARA SUA MARCA

Tendo bem definido a persona do seu negócio, você já tem ferramentas e informações para iniciar o desenvolvimento dos elementos que vão compor o conceito da sua marca. As cores, fontes, formas e imagens que serão utilizadas na sua marca devem conversar com o perfil de cliente escolhido. Portanto você deve considerar alguns fatores para definir a composição do conceito da sua marca: preferências, hábitos, estilo de vida, gostos, rotinas, locais frequentados, manias e outros que você julgue importante para a definição do seu conceito. Procure transmitir na identidade visual a essência desses fatores escolhidos, de forma que tenha sinergia com a persona do seu negócio.

Considere outros pontos importantes para elaboração do conceito da marca como forma de servir o produto, formato da loja e a tecnologia utilizada na loja para servir o cliente. Pense sempre nos elementos que você definiu para escolher as estratégias de cada item que compõe o conceito da sua marca.

03. TENHA UM LAYOUT COM A IDENTIDADE DA SUA MARCA

Contrate um profissional para desenvolver o layout da sua loja. É muito importante que o layout da sua loja seja concebido levando em consideração cada detalhe visto nos itens mencionados nos tópicos acima. Tudo precisa estar em sinergia para que os clientes se identifiquem com a marca. Estude como será a disposição dos equipamentos e mobiliário, pois isso será importante para o dia a dia da operação.

04. ESCOLHA O MIX DE PRODUTOS DE ACORDO COM SEU PÚBLICO

A elaboração do cardápio da loja é um tópico muito importante para o sucesso do negócio e deve levar em consideração alguns fatores como: escolha dos produtos, precificação, gramatura, apresentação, embalagem e organização do cardápio. É importante que o mix de produtos escolhido atenda as necessidades do seu público alvo, inserindo itens com maior aderência ao público escolhido. Analise a concorrência e entenda os custos de mercadoria (CMV), através da ficha técnica, para fazer a precificação dos produtos.

05. UTILIZE INSUMOS DE QUALIDADE

Não economize com produtos de qualidade. Procure utilizar insumos de qualidade para servir aos clientes, desde frutas frescas, acompanhamentos, até a qualidade do açaí. De nada adianta fazer bem feito nos itens acima se o cliente não gostar do produto.

06. ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Estude seus concorrentes, faça visitas, conheça as operações e produtos da sua região, veja o que está dando certo que você pode replicar ou detecte uma oportunidade de melhoria no concorrente e implante na sua loja. Entenda os preços praticados e o diferencial competitivo de cada concorrente para que você possa se posicionar no mercado.

07. SEJA CRITERIOSO NA ESCOLHA DO PONTO COMERCIAL

A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do empreendimento. Faça pesquisa de onde estão seus clientes e em qual momento do dia e local eles consumiriam seu produto. Pondere valor de locação e veja até que preço você pode arcar. Não tenha pressa nesse item, pois caso ponto seja escolhido de forma errada, todo o investimento será comprometido. Pergunte às pessoas em que local elas gostariam de consumir seu produto, converse com amigos, familiares e estude sua região até encontrar o local ideal para a instalação da loja.

08. TRABALHE COM SISTEMAS DE CONTROLE

Escolha softwares especializados no ramo e que tenham relatórios e controles que sejam úteis para a tomada de decisão. Controle suas receitas e despesas de forma que você entenda onde pode melhorar em cada ponto, por exemplo, se é no CMV (custo de mercadoria vendida), se você pode fazer ações para aumentar seu ticket médio, se você pode vender mais em determinado horário, entre outros. Converse com vários fornecedores e veja o que mais se adequa a sua realidade. Não adianta ter softwares super completos se você não consegue alimentá-los, como também não adianta utilizar um sistema simples que não tragam relatórios para suas análises.

09. TENHA UM DIFERENCIAL COMPETITIVO

O mercado está cheio de lojas de açaí, os produtos oferecidos costumam ser semelhantes, portanto, qual será seu diferencial competitivo? O que você vai oferecer aos seus clientes que ninguém mais oferta? Você precisa ser lembrado por fazer algo diferente, seja no layout, atendimento ou mesmo na forma de servir o produto.

10. NÃO ABRA MÃO DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Um dos principais itens avaliados em pesquisas de satisfação no comercio em geral está relacionado ao atendimento. Esse ponto envolve desde a entrada do cliente na loja, até a saída do mesmo. O grande desafio atualmente de todo lojista é manter um padrão de excelência operacional, de forma que seu cliente seja bem atendido, receba rápido o produto e na qualidade que a marca propõe. Portanto, seja criterioso e estabeleça padrões e processos de atendimento para sua marca.