Por João Victor Guth, founder Açaí Granola
19/01/2022 – 10h15
Segundo dados da Embrapa, a “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo aumenta a cada ano em 15%, e de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de açaí, tem números espantosos, com crescimento de 200% nos quatro últimos anos.
Saiba agora como montar uma loja de açaí de sucesso com essas 10 dicas que temos para você:
01. DEFINA SEU PÚBLICO ALVO
Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento para implantar sua loja de açaí, é importante a definição do público alvo que pretende atingir. É essencial saber para que tipo de cliente você deseja vender: Jovens? Adultos? Esportistas? Turistas? Passantes? Idosos? Homens? Mulheres? Estudantes?
Defina a persona do seu negócio – escolha para quais clientes você deseja vender, pois cada grupo tem um hábito de consumo diferente e desejos diferentes. Venda o que seu cliente quer, converse com o tipo de cliente que você escolher para entender quais são suas necessidades e quais dores que você pode resolver.
02. ELABORE UM CONCEITO PARA SUA MARCA
Tendo bem definido a persona do seu negócio, você já tem ferramentas e informações para iniciar o desenvolvimento dos elementos que vão compor o conceito da sua marca. As cores, fontes, formas e imagens que serão utilizadas na sua marca devem conversar com o perfil de cliente escolhido. Portanto você deve considerar alguns fatores para definir a composição do conceito da sua marca: preferências, hábitos, estilo de vida, gostos, rotinas, locais frequentados, manias e outros que você julgue importante para a definição do seu conceito. Procure transmitir na identidade visual a essência desses fatores escolhidos, de forma que tenha sinergia com a persona do seu negócio.
Considere outros pontos importantes para elaboração do conceito da marca como forma de servir o produto, formato da loja e a tecnologia utilizada na loja para servir o cliente. Pense sempre nos elementos que você definiu para escolher as estratégias de cada item que compõe o conceito da sua marca.
03. TENHA UM LAYOUT COM A IDENTIDADE DA SUA MARCA
Contrate um profissional para desenvolver o layout da sua loja. É muito importante que o layout da sua loja seja concebido levando em consideração cada detalhe visto nos itens mencionados nos tópicos acima. Tudo precisa estar em sinergia para que os clientes se identifiquem com a marca. Estude como será a disposição dos equipamentos e mobiliário, pois isso será importante para o dia a dia da operação.
04. ESCOLHA O MIX DE PRODUTOS DE ACORDO COM SEU PÚBLICO
A elaboração do cardápio da loja é um tópico muito importante para o sucesso do negócio e deve levar em consideração alguns fatores como: escolha dos produtos, precificação, gramatura, apresentação, embalagem e organização do cardápio. É importante que o mix de produtos escolhido atenda as necessidades do seu público alvo, inserindo itens com maior aderência ao público escolhido. Analise a concorrência e entenda os custos de mercadoria (CMV), através da ficha técnica, para fazer a precificação dos produtos.
05. UTILIZE INSUMOS DE QUALIDADE
Não economize com produtos de qualidade. Procure utilizar insumos de qualidade para servir aos clientes, desde frutas frescas, acompanhamentos, até a qualidade do açaí. De nada adianta fazer bem feito nos itens acima se o cliente não gostar do produto.
06. ESTUDE A CONCORRÊNCIA
Estude seus concorrentes, faça visitas, conheça as operações e produtos da sua região, veja o que está dando certo que você pode replicar ou detecte uma oportunidade de melhoria no concorrente e implante na sua loja. Entenda os preços praticados e o diferencial competitivo de cada concorrente para que você possa se posicionar no mercado.
07. SEJA CRITERIOSO NA ESCOLHA DO PONTO COMERCIAL
A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do empreendimento. Faça pesquisa de onde estão seus clientes e em qual momento do dia e local eles consumiriam seu produto. Pondere valor de locação e veja até que preço você pode arcar. Não tenha pressa nesse item, pois caso ponto seja escolhido de forma errada, todo o investimento será comprometido. Pergunte às pessoas em que local elas gostariam de consumir seu produto, converse com amigos, familiares e estude sua região até encontrar o local ideal para a instalação da loja.
08. TRABALHE COM SISTEMAS DE CONTROLE
Escolha softwares especializados no ramo e que tenham relatórios e controles que sejam úteis para a tomada de decisão. Controle suas receitas e despesas de forma que você entenda onde pode melhorar em cada ponto, por exemplo, se é no CMV (custo de mercadoria vendida), se você pode fazer ações para aumentar seu ticket médio, se você pode vender mais em determinado horário, entre outros. Converse com vários fornecedores e veja o que mais se adequa a sua realidade. Não adianta ter softwares super completos se você não consegue alimentá-los, como também não adianta utilizar um sistema simples que não tragam relatórios para suas análises.
09. TENHA UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
O mercado está cheio de lojas de açaí, os produtos oferecidos costumam ser semelhantes, portanto, qual será seu diferencial competitivo? O que você vai oferecer aos seus clientes que ninguém mais oferta? Você precisa ser lembrado por fazer algo diferente, seja no layout, atendimento ou mesmo na forma de servir o produto.
10. NÃO ABRA MÃO DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL
Um dos principais itens avaliados em pesquisas de satisfação no comercio em geral está relacionado ao atendimento. Esse ponto envolve desde a entrada do cliente na loja, até a saída do mesmo. O grande desafio atualmente de todo lojista é manter um padrão de excelência operacional, de forma que seu cliente seja bem atendido, receba rápido o produto e na qualidade que a marca propõe. Portanto, seja criterioso e estabeleça padrões e processos de atendimento para sua marca.
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